O que é rudimentos?

O QUE SÃO RUDIMENTOS?

Os rudimentos são padrões rítmicos de referência para o estudo da percussão. A partir dos grupos rítmicos é possível explorar possibilidades de execução dos rudimentos variando a sequência das mãos (manulação).

 

MANULAÇÃO

Os padrões de manulação utilizados para estudar os rudimentos são tão importantes quanto o próprio grupo rítmico. A combinação entre as mãos direita (R – Right), esquerda (L – Left) e juntas (B – Bunchy) nos permite criar determinados padrões de sequência de mãos. Exemplos:

  • Toque simples: R L R L
  • Toque Duplo: R R L L
  • Paradiddle: R L R R – L R L L – B B R R L L

O exercício que disponibilizo neste post é focado na alternância das mãos dentro de um movimento de troca de figura rítmica a cada 2 compassos. Os 3 tipos de sequência de mãos mencionados acima (simples, duplo e paradiddle) são requeridos dentro do modelo proposto.

HISTÓRIA DOS 40 RUDIMENTOS

Os primeiros rudimentos de percussão surgiram a mais de 400 anos. Seu primeiro objetivo era fazer com que os músicos tocassem em uníssono (a mesma coisa ao mesmo tempo). Detalhe: naquela época não havia a escrita musical como a conhecemos hoje.

Então, os percussionistas decoravam os rudimentos pelo som que produziam, por exemplo: pa-pa-ma-ma (D-D-E-E). Por isso, muitos rudimentos receberam o nome de acordo com a onomatopeia produzida, ou seja, pelo som emitido.

Com o passar dos anos, foram-se criando mais combinações e, em determinado momento, percebeu-se a necessidade de padronizar estes rudimentos. Primeiro, foram listados 26 rudimentos, de acordo com a NARD (National Association of Rudimental Drummers).

Mais tarde, esse número subiu para 40 (PAS – Percussive Arts Society). Hoje, temos os Rudimentos Híbridos, que são novas combinações que estão sendo propostas. De acordo com a PAS (Percussive Arts Society), os 40 rudimentos estão divididos em quatro grandes “famílias”:

Resultado de imagem para 40 rudimentosResultado de imagem para 40 rudimentos

 

Fonte: https://goo.gl/M5Vqjf, https://goo.gl/UpVnRp, https://goo.gl/o5NTLJ, MACIEL, F. P. informções direcionadas a aprendizagem de percussão rudimentar.

 

Post Author: