Brasão da ACMH

O que é um Brasão?

O Brasão é uma figura simbólica, uma insígnia que representa uma instituição, sociedade ou associação. Ela expressa uma identidade, anunciando-a visualmente. Em heráldica – vocábulo derivado do alemão Herald (arauto), que significa a arte de elaborar ou de interpretar os brasões – a parte intera do brasão chama-se escudo.

A origem dos brasões remonta à idade Média, quando os senhores feudais reuniam pequenos exércitos e se dirigiam a Terra Santa nas Cruzadas e para se distinguir de outros senhores feudais, mandavam pintar sua cores nos broqueis de seus soldados.

Na volta para casa, os cavaleiros vitoriosos colocavam sobre os escudos os troféus conquistados para mostrar ao Rei e as damas da corte.

A palavra brasão vem do alemão blasem (tocar buzina), já que era ao seu toque que os cavaleiros medievais se lançavam ao combate. De início, apenas os nobres os possuíam, mas com o passar o tempo, os Reis passaram a concedê-los aos vassalos como sinal de distinção ou bravura. Prover tantos emblemas distintos, dando a cada um, características únicas, exclusivas e originais, passou a ser tarefa dos reis d’armas, ancestrais dos modernos designers, e criadores da magnífica arte da Heráldica, isto é, o desenvolvimento e desenho de brasões.

 

Brasão da Associação Cultural Meninos da Harmonia (ACMH)

O Brasão da ACMH foi criado por pai de aluno uma doação do seu trabalho para a instituição. O logo contém uma águia a qual representa força, renovação, poder, na mitologia grega, a águia é o símbolo de Zeus, o mais poderoso dos deuses. Na cultura celta é símbolo do renascimento e renovação. Para os antigos egípcios, era o símbolo da vida eterna. O maestro com as duas crianças significa conhecimento sem limite, educação em parceria com a educação.

Post Author: